• Tel.: 21-2691-6722
  • E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

WEBMAIL

Seja nosso aluno. Matriculas abertas para 2015.


Família de José e Bertha D´Alessandro


Fachada do antigo Ginásio Profissional

 

Fachada do antigo Ginásio Profissional

2ª Geração de Diretores, Profº. Washington e Profª. Angela Bittencourt

 

3ª Geração de Diretores, Profº. Washington Filho e Profª. Berta Maria.

 

 

CENTRO EDUCACIONAL NILOPOLITANO

Um pouco da nossa história

O Centro Educacional Nilopolitano é um colégio moderno, dinâmico, atual, mas com tradição. Uma tradição nascida no dia 31 de março de 1932, precisamente há 81 anos por iniciativa do casal de Professores José e Bertha D´Alessandro, auxiliados pelas Professoras Maria Aparecida D´Alessandro e Maria Thereza Benedetti, com o nome de Ginásio Profissional de Nilópolis, tendo como Patrono São João Bosco.
Iniciou suas aulas em 11 de abril do mesmo ano com algumas dezenas e hoje abriga 1.200 alunos, aproximadamente. Foi o iniciador da alfabetização de adultos no município de Nilópolis, ministrando também os Cursos Primário e Datilografia (noturno).
Em 1 de janeiro de 1952, passou a ser dirigido pela segunda geração de educadores da família, os professores Washington Bittencourt e Maria Ângela D'Alessandro Bittencourt.
Em 1956 passou a ser chamado de Colégio Nilopolitano e, já com o Curso Primário, foram requeridos os cursos Ginasial, Científico, Técnico de Contabilidade e Normal (pioneiro em Nilópolis), com o nome de Instituto de Educação Santa Ângela, que em 25 anos de existência (1960-1985), diplomou mais de 2.000 professoras.
Hoje funciona com os segmentos de Educação Infantil, Ensinos Fundamental (do 1º ao 9º Anos) e Médio (1ª, 2ª e 3ª Séries, com preparação para o Vestibular).
Como atividades extra-classe, o Colégio oferece jazz infantil e juvenil, karatê e canto coral.
O Centro Educacional Nilopolitano tem se destacado em todos os Concursos dos quais seus alunos participam, alcançando nos últimos vestibulares resultados excelentes nas universidades públicas do Rio de Janeiro, além do 1º. Lugar no ENEM em 2009 entre todas as escolas particulares de Nilópolis.
Destaque também nas Olimpíadas de Matemática e Concurso de Redação patrocinados pelo SPAE – Sistema Pentágono de Ensino com a participação das escolas parceiras que adotam o seu material didático.
Em 2005 e 2009 recebeu o Selo Escola Solidária e em 2008 o Prêmio Qualidade Brasil pela qualidade de seus serviços educacionais prestados à comunidade.
Atualmente a diretoria é composta pela terceira geração de educadores da família, Dr. Washington Bittencourt Filho e sua esposa, a professora Giselda Tavares de Castro Bittencourt  (Direção Administrativa) e a professora Berta Maria D'Alessandro Bittencourt Limani (Direção Técnico-Pedagógica).
Sendo a primeira escola particular de Nilópolis, seus diretores fizeram este compromisso crescer e se transformar numa grande instituição de ensino com o objetivo de preparar cidadãos conscientes e responsáveis do seu papel na sociedade. A qualidade de ensino vem de pessoas compromissadas com o que fazem. É uma equipe toda lutando por uma educação cada vez melhor. Atualização pedagógica contínua e um corpo docente altamente capacitado, que combina a formação intelectual com a experiência, modernos recursos pedagógicos e métodos de aprendizagem, são responsáveis pelo alto padrão de excelência pedagógica.
No Centro Educacional Nilopolitano, existe uma preocupação constante em preparar seus educandos para uma realidade que se transforma a cada dia e que exige pessoas versáteis, solidárias, responsáveis, éticas, capazes de conviver com a diversidade, que dominem as tecnologias da informação e, que estejam dispostas à aprendizagem contínua. Por isso, sua proposta pedagógica está centrada no ensino de alto nível, no desenvolvimento de competências e habilidades, no estímulo à leitura, à escrita, ao raciocínio, à criatividade e à reflexão crítica.
Este compromisso que o Centro Educacional Nilopolitano tem com o futuro é que faz a diferença.


Registro do Nilopolitano
Na foto acima, o menino ao canto é o Sr. Washington Bittencourt Filho junto com seus pais Washington Bittencourt e Maria Ângela D'Alessandro Bittencourt ao lado do Presidente Juscelino.